Podcast Cidades de Fato aborda assuntos da vida urbana

O Cidades de Fato (UFT FM) é um programa semanal de entrevistas conduzido por João Aparecido Bazzoli, professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Conselheiro da Regional Norte do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

Com a participação de convidados especialistas, a equipe aborda temas de destaque na vida urbana, como o Estatuto da Cidade.

Todos os programas estão disponíveis no Spotify:

Cidades de Fato #1 – Segregação Socioespacial e a Covid-19: Neste programa a Prof.ª Ana Carla Lira discutiu a segregação socioespacial e a Covid-19 em Palmas. Demonstrou que a partir de uma atividade de extensão universitária foi possível mapear a evolução da pandemia, considerando a forma de ocupação da cidade.

Cidades de Fato #2 – Agenda 2030 (ODS): Neste programa que discute os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Patrícia Menezes fala sobre a origem e a capilaridade da Rede ODS Brasil e o seu papel na disseminação da Agenda 2030 no país. Mostrando a necessidade contribuição da acadêmica para a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a Professora Maria Santana mostra os caminhos trilhados e os desafios na institucionalização da Agenda 2030 pela Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Cidades de Fato #3 – Passe Livre: Neste programa Daniel Santini mostra alternativas para a implantação de maneira gradual da solução do passe livre nas cidades. Aponta os principais eixos e os recursos para custear o sistema de transporte público especialmente a partir de medidas de desestímulos de uso do transporte individual.

Cidades de Fato #4 – 20 anos do Estatuto da Cidade: Neste programa Edésio Fernandes traça um panorama dos 20 anos do Estatuto da Cidade apontando os avançados e os retrocessos do planejamento urbano no país a partir da aplicabilidade dos instrumentos desta importante e reconhecida normativa.

Cidades de Fato #5 – Segurança alimentar e nutricional na Pandemia: Neste programa Daniel Barbosa do Conselho de Segurança Alimentar traça um panorama da situação alimentar no Tocantins. Mostra os problemas atuais em razão da pandemia e as ações estruturais possíveis para o combate a fome.

Cidades de Fato #6 – As mulheres e o Direito à Cidade: Neste programa Ligia Maria analisa como a cidade deve dialogar com a presença feminina. A especialista propõe um debate de fundamental importância e solicita da cidade a mobilidade e acessibilidade com o olhar na mulher. Concluí que a mulher deve ser vista e reconhecida como destinatária de políticas publicas urbanas que acolham as diferenças relativas ao gênero feminino e garanta a sua integridade física.

Cidades de Fato #7 – O papel e ações do IBDU na efetivação do Direito à Cidade: Neste programa Betânia Alfonsin diretora do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU, uma entidade que reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para discutir, pesquisar e divulgar temas do Direito Urbanístico, traça um panorama das ações desenvolvidas e mostra as propostas de atividades programadas para 2021 pela entidade, considerando as importantes atuações desenvolvidas fundadas na garantia do Direito à Cidade.

Cidades de Fato #8 – A pandemia e futuro das cidades: Neste programa Claudio Acioly Jr. nos oferece um panorama geral sobre os impactos da pandemia no planejamento urbano e mostra alternativas para tratar do futuro das cidades diante de uma realidade ainda com muitas incertezas.

Cidades de Fato #9 – Diversidade afetiva & sexual e o direito a cidade: Neste programa Rodrigo Iacovini discutiu sobre vivências e percepções sobre a diversidade afetiva e sexual nas dimensões da vida social sob o olhar do direito à cidade. Mostra as desigualdades que se colocam nos territórios, de variadas formas e por este motivo fala sobre a ampliação dessas vozes para que ecoem entre os círculos acadêmicos, militantes, ou de formulação de políticas, que tratem de assuntos relativos ao planejamento urbano. Mas, principalmente, que esse debate supere as fronteiras dos grupos iniciados e possa chegar a população de uma maneira geral.

Cidades de Fato #10 – Repensar as cidades na pandemia: mudanças e adaptações nas cidades: Neste programa Nabil Bonduki apresenta aos nossos ouvintes um panorâma sobre as mudanças e adaptações necessárias nas cidades brasileiras na pandemia. Um autêntico repensar as cidades considerando seus espaços físicos, de percepção e os essencialmente democráticos. Uma nova maneira de organizar a nossa vida a partir do respeito ao espaço urbano e suas formas de nos recepcionar.

Cidades de Fato #11 – Direitos humanos e as cidades na pandemia: Neste programa José Geraldo de Sousa Jr. tratou do Direito Achado na Rua, expressão criada por Roberto Lyra Filho, caracterizada pela concepção que emerge, transformadora, dos espaços públicos – a rua – onde se dá a formação de sociabilidades reinventadas que permitem abrir a consciência de novos sujeitos para uma cultura de cidadania e de participação democrática.

Cidades de Fato #12 – A prática e a eficiência da regularização fundiária nos municípios: Neste programa Camila Oliveira, Secretária Municipal de Habitação na Prefeitura Municipal de São Vicente e Hamistenie Soares mostram alternativas práticas para realizar regularização fundiária urbana com eficiência nos municipios brasileiros. Fizeram uma discussão atual sobre o tema apontando caminhos para pensar na resolução deste grave problemas urbano.

Cidades de Fato #13 – As ações do BRCidades e as cidades para que(m): Neste programa João Whitaker fala sobre o BRCidades enquanto rede que visa construir coletivamente cidades mais justas, solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis. Pontua na conversa que a reconstrução democrática no Brasil vai exigir a produção de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis. Comenta sobre os 20 anos do Estatuto da Cidade e a expectativa sobre as cidades pós-pandemia.

Cidades de Fato #14 – Livro Abya Yala! Genocídio, Resistência e Sobrevivência dos Povos Originários: Neste programa Moema Viezzer e Rogério Xerente falaram sobre os povos originários. Moema mostra o Livro Abya Yala! Genocídio, Resistência e Sobrevivência dos Povos Originários. Neste trabalho foi feito um grande inventário da resistência e sobrevivência dos povos ancestrais das Américas, com base em pesquisadores de diferentes épocas e regiões do mundo. Rogério mostra as condições dos indígenas no Tocantins na perspectiva da resistência e a situação de sobrevivência na pandemia.

Cidades de Fato #15 – Hortas urbanas mudam as Cidades de Fato: Neste programa Cecilia Delgado fala sobre hortas urbanas. Dá um panorama sobre a o tema dentro de uma visão global. Traz pontos importantes sobre as hortas e seus aspectos sociais e econômicos. Participaram da discussão o Bismark do Movimento e o Saulo Batista mostrando um panorama local.

Cidades de Fato #16 – Direito da comunidade e o planejamento das cidades: Neste programa Alex Magalhães fala sobre urbanismo e a ausência de políticas públicas inclusivas. Trata dos mecanismos poderosos de segregação social e espacial e os pontua como a razão da dualidade no espaço urbano e causadores de diversos problemas de natureza social, cultural, econômica e política. Faz analogia contextualizada destes problemas citando Jacarezinho e Rio das Pedras, no Rio de Janeiro e tece comentários sobre os 20 anos do Estatuto da Cidade.

Cidades de Fato # 17 – Racismo e mobilidade nas cidades de fato: Neste programa Rafaela Albergaria fala sobre o livro “Não foi em vão”, que revela as conexões entre a precariedade e a violência no transporte com o racismo e a periferia. Aborda também, sobre a importância do reconhecimento do transporte como um direito para melhorar as condições de mobilidade para a população, em especial a negra e periférica e a necessidade de reformar a gestão das políticas de transporte, comandada por homens brancos que não utilizam deste meio para se deslocar na cidade.

Cidades de Fato # 18 – Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentávelnas cidades de fato: Neste programa Ana Paula, do Ministério do Desenvolvimento Regional, fala sobre a formulação dos Objetivos do Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS) e o processo participativo que envolverá representantes de diferentes esferas dos governos municipais, estaduais e da União, também representantes da academia, da sociedade civil organizada e pessoas de referência que atuam em outras áreas relevantes para o desenvolvimento urbano. Trata da Oficina da Região Norte programada para agosto de 2021.

Cidades de Fato # 19 – Morar e viver nas cidades de fato: Neste programa o geógrafo Luís Mendes do Instituto de Geografia e ordenamento de território da Universidade de Lisboa fala sobre o movimento morar Lisboa e aborda o tema gentrificação e turismo em Portugal, também nos dá um panorama geral sobre as questões da financeirização da cidade e seu impacto no direito à moradia.

Cidades de Fato # 20 – Mobilização política e luta pelos direitos dos povos de terreiro nas cidades de fato: Neste programa Thiago Hoshino fala sobre as tradições e contradições entre a cidade e o terreiro e mostra que em cada rito e oferenda, o espaço urbano é produzido, contestado e ressignificado, a partir de num conjunto de vozes e instrumentos simbólicos da (etni)cidade. Fala sobre a segregação dos territórios tradicionais das religiões afro-brasileiras, em meio à perseguição e à discriminação históricas.

Cidades de Fato # 21 – O mercado de solos e os seus reflexos no planejamento das cidades de fato: Neste programa Martim Smolka – CEO – do Lincoln Institute Of Land Policy fala sobre o mercado de solos e os seus reflexos no planajemento nas cidades. Fala sobre os instrumentos do Estatuto da Cidade e os mecanismos de cobrança de impostos sobre a propriedade.

Cidades de Fato # 22 – A favelização nas cidades de fato: Neste programa Manoel Ribeiro fala sobre a favelização como um processo de surgimento e crescimento do número de favelas nas cidades de fato. Trata deste tema como um problema social, por se constituir em contradições econômicas, históricas e sociais. Discute os preconceitos e as desinformações sobre estes territórios, suas estruturações internas e os caminhos para a sua integração e inclusão à cidade, dentre eles mostra os importantes resultados do programa favela bairro.

Cidades de Fato # 23 A relação do Plano Diretor e o orçamento nas cidades de fato: Neste programa Cláudia Pires fala sobre o Plano Diretor. Mostra a sua origem legal na Constituição Federal de 1988, a regulamentação pelo Estatuto da Cidade e estabelece o seu vínculo obrigatório ao orçamento municipal. Pontua a essencialidade da participação da população no processo de elaboração e revisão do Plano e o aponta como instrumento de resistência e principal mecanismo de democratização do planejamento urbano.

Cidades de Fato # 24 – Fórum Nacional BrCidades/Habitação, universidade e sociedade: Neste programa Ângela Gordilho fala sobre o III Fórum Nacional BrCidades, que acontece de 10 a 19 de setembro e tem o objetivo de rediscutir a agenda urbana nacional frente aos desafios dados pela crise sanitária e urbana. Este encontro, virtual, reunirá lideranças de 17 estados do país, para pensar e propor caminhos para a construção de uma agenda urbana para cidades justas, democráticas e sustentáveis.

Cidades de Fato # 25 – Direito à Cidade sob a perspectiva de resistência e luta democrática: Neste programa Nelson Saule Jr. fala do Direito à Cidade sob a perspectiva de resistência e de luta democrática. Trata dos 20 anos do Estatuto da Cidade, da sua origem, aprovação e contemporaneidade. Destaca a importância atual da aplicabilidade de instrumentos do Estatuto para a garantia de cidades justas e inclusivas, para todos e todas.

Cidades de Fato # 26 – Movimentos Sociais Urbanos e a garantia constitucional da moradia (Despejo Zero): Neste programa Benedito Barbosa (Dito) fala sobre a Campanha Nacional Despejo Zero, que foi criada por movimentos e organizações sociais e tem por finalidade auxiliar famílias pelo País durante a pandemia de coronavírus. Lançada no mês de junho de 2020, a ação busca resolver a situação de insegurança pela qual passam as famílias mais vulneráveis e as pessoas em situação de rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *